- Presença de Obsessões, Compulsões ou Ambas
Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que são experimentados, em algum momento durante a perturbação, como intrusivos e indesejados, e que na maioria dos indivíduos causam ansiedade ou sofrimento acentuado.
- O indivíduo tenta ignorar ou suprimir esses pensamentos, impulsos ou imagens, ou neutralizá-los com algum outro pensamento ou ação (isto é, realizando uma compulsão).
Compulsões são definidas por (1) e (2):
- Comportamentos repetitivos (por exemplo, lavar as mãos, ordenar, verificar) ou atos mentais (por exemplo, rezar, contar, repetir palavras em silêncio) que o indivíduo se sente compelido a realizar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas rigidamente.
- Os comportamentos ou atos mentais visam prevenir ou reduzir a ansiedade ou o sofrimento, ou prevenir algum evento ou situação temidos; no entanto, esses comportamentos ou atos mentais não têm conexão realista com o que eles são destinados a neutralizar ou prevenir, ou são claramente excessivos.
- As obsessões ou compulsões tomam tempo (por exemplo, ocupam mais de 1 hora por dia) ou causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
Transtornos Relacionados ao TOC
Transtorno Dismórfico Corporal
- Preocupação com um ou mais defeitos ou falhas percebidos na aparência física que não são observáveis ou parecem leves aos outros.
- Em algum momento durante o curso da perturbação, o indivíduo realizou comportamentos repetitivos (por exemplo, verificação no espelho, cuidados excessivos com a pele, beliscar a pele, buscar reasseguramento) ou atos mentais (por exemplo, comparar a própria aparência com a de outros) em resposta às preocupações com a aparência.
- A preocupação causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
Transtorno de Acumulação
- Dificuldade persistente de descartar ou separar-se de posses, independentemente de seu valor real.
- Essa dificuldade deve-se a uma necessidade percebida de salvar os itens e ao sofrimento associado ao descarte dos mesmos.
- A dificuldade de descartar posses resulta em acúmulo de itens que congestionam e entulham as áreas ativas de convivência, comprometendo substancialmente seu uso pretendido.
- A acumulação causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
Tricotilomania (Transtorno de Puxar o Cabelo)
- Puxar cabelo de forma recorrente, resultando em perda de cabelo.
- Tentativas repetidas de diminuir ou parar de puxar cabelo.
- O comportamento de puxar cabelo causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
- O comportamento de puxar cabelo não é atribuível a outra condição médica (por exemplo, uma condição dermatológica).
Transtorno de Escoriação (Puxar a Pele)
- Cutucar a pele de forma recorrente, resultando em lesões na pele.
- Tentativas repetidas de diminuir ou parar de cutucar a pele.
- O comportamento de cutucar a pele causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
- O comportamento de cutucar a pele não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância (por exemplo, cocaína) ou a outra condição médica (por exemplo, escabiose).